2012年12月27日

1966年のメストリ・ブラジリア

 マラニャゥンのカポエイラの続き。

 サン・ルイスにメストリ・カンジキーニャのグループが遠征し、メンバーの一人だったメストリ・サポ(当時17歳)が現地に残ったところからカポエイラのグループが始まったようです。

 サンパウロに行く前のメストリ・ブラジリア。当時カンジキーニャのショーの大黒柱の一人でした。
conjuntoaberre.jpg
メストリ・カンジキーニャとブラジリアのジョーゴです。若っ!


O foto de grupo:Grupo Aberrê, com Mestre Sapo (aos 17 anos) tocando pandeiro; no berimbau, Vítor Careca; jogando capoeira, estão Mestre Canjiquinha (de cabeça para baixo), e Mestre Brasília (Fonte: MARTINS, 2005, p. 33).


Mestre-Patinho.jpg

ANTONIO JOSÉ DA CONCEIÇÃO RAMOS – Mestre Patinho – Capoeira

1953 – nasceu em São Luís, em 14 de setembro, no Bairro São Pantaleão; filho de Djalma Estafanio Ramos e de Alaíde Mendonça Silva Ramos;
Década de 60 - Babalú, um apaixonado pela capoeira, outro amigo que era marinheiro da marinha de Guerra, também aprendeu com o mestre Artur Emídio do Rio, Roberval Serejo; juntamos Jessé, Roberval Serejo, Babalú, Artur Emídio e eu formamos a primeira academia de capoeira, Bantú, e estava sem perceber fazendo parte da reaparição da capoeira no Maranhão. Também participaram Firmino Diniz e seu mestre Catumbi, preto alto descendente de escravo. Firmino foi ao Rio e aprendeu a capoeira com Navalha no estilo Palmilhada e com elástico, nos repassando.

1966 - esteve aqui em São Luís o Quarteto Aberrê com o mestre Canjiquinha e seus discípulos: Brasília, hoje Mestre Brasília, que mora em São Paulo; e o nosso querido Mestre Sapo; Vitor Careca. Quando Vitor Careca e seus amigos chegaram aqui em São Luís não foram bem sucedidos. Por sorte do grupo, na Praça Deodoro, na apresentação, estava assistindo o Mestre Tacinho, que era marceneiro e trazia gaiola. Era campeão sul-americano de boxe no estilo médio ligeiro e gostava da capoeira. Vendo que o grupo tinha um total domínio da capoeira, apresentavam modalidades circenses, mas ligadas a capoeira, como navalha, faca, etc. Tacinho convidou-os para uma apresentação no Palácio do Governo, pois era motorista do Palácio. O Governador da época era Sarney, gostando muito da apresentação, convida um deles para ministrar aula de capoeira no Maranhão, pois não foi possível porque eram de menor.

1968 - Mestre Barnabé (Mestre Sapo), Anselmo Barnabé Rodrigues, volta ao Maranhão.
- está tendo uma roda de capoeira no Olho d´Água com o Mestre Sapo, coincidentemente estando na praia, entrei na roda, conheci o Mestre Sapo e nos tornamos amigos e comecei a estudar com eles. Através do Professor Dimas.
- Como a capoeira era mal vista na época r cheia de preconceito, parti para a Ginástica Olímpica, volto para a capoeira e participo com o Mestre Sapo do primeiro e segundo Troféu Brasil e fomos campeões, eu no peso pluma e Sapo no peso pesado. Me intensifiquei pela capoeira e fui para Pernambuco, Bahia e São Paulo, estudar capoeira.
Eu recebi muita influência de Mestre Sapo, Artur Emídio do Rio,Catumbi e Djalma Bandeira que todos foram alunos de Aberrê.




NOTA ACLARATORIA DEL PESQUISADOR :

Joel Pires Marques
Quanto ao Artur Emídio de Oliveira, este é único naquele texto. A sua confusão deve-se provavelmente ao escrito "Artur Emídio do Rio", que significa Artur Emídio da Cidade do Rio de Janeiro, que fica no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Esse "do Rio" é uma redundância, para tornar claro aos conhecedores nacionais... só que causa confusão aos que vivem distantes da nossa cultura ou iniciantes nela. Até mesmo no Brasil, causa confusão a questão da Cidade do Rio de Janeiro e o Estado do Rio de Janeiro, principalmente aos jovens em desenvolvimento intelectual e aos pesquisadores de outras plagas... antigamente, antes de 1974, o Estado do Rio de Janeiro tinha por capital (a cidade sede) o município de Niterói; e o Estado da Guanabara, que era o antigo Distrito Federal (até 1960), tinha por capital a cidade do Rio de Janeiro... confuso, né? Pior ainda, quando houve a fusão, em 1974, dos dois Estados, Rio de Janeiro e Guanabara, com o nome de Rio de Janeiro e a capital ficou sendo a cidade do Rio de Janeiro, que era todo o território do antigo Estado da Guanabara... E esse Artur Emídio (de Oliveira) "do Rio", não é de nenhum rio de água doce, que pode ser um dos entendimentos, mas sim da cidade de "São Sebastião" do Rio de Janeiro, do Estado do Rio de Janeiro, e esse São Sebastião é outra história que fica para depois... Um abraço, Joel.



posted by kubohara at 14:48| Comment(0) | カポエイラ全般
この記事へのコメント
コメントを書く
お名前:

メールアドレス:

ホームページアドレス:

コメント: